A Amazónia é a maior floresta do mundo, estendendo-se por 5,5 milhões de km².
Situa-se na América do Sul, mais precisamente no Brasil, país a que pertence a maior percentagem de área florestal. A restante área de floresta abrange outros paises como sejam: Venezuela, Colômbia, Peru, Bolívia, Equador, Suriname, Guiana e Guiana Francesa.
Esta extensa mancha verde, que já foi considerada o pulmão do mundo, possui entre 40 a 300 espécies de plantas diferentes por hectare.
A Amazónia concentra cerca de 60% de todas as formas de vida do planeta, mas calcula-se que só sejam conhecidas cerca de 30%. A enorme biodiversidade conta com mais de 3 mil espécies só de arvores, que (algumas com mais de 100 m) vivem basicamente do húmus resultante da vegetação em decomposição.
É a mais compacta e densa de todas as florestas. Possuindo um clima equatorial e situando-se numa região com elevada precipitação, a floresta alberga 500 mil espécies animais. Insectos, mamíferos, aves, répteis e peixes, encontram-se em qualquer sítio da Amazónia. Aproximadamente 15% da floresta amazónica original já foi destruída, e o governo estima que essa percentagem chegue a 25% até 2020.
Mas a biodiversidade Amazónica ainda reserva muitos segredos desconhecidos da Humanidade.