Amigos! Olá novamente, desta vez vimos retratar um tema que seria impossível não se falar, já que somos os lobos ibéricos iremos escrever desse mesmo assunto, sensibilizando-vos a vós, nossos estimados leitores, para o facto deste adorável “bichinho”estar em vias de extinção. Temos de preservar estas espécies! Há certos locais onde elas são protegidas e onde caça-las é proibido mas, mesmo assim, há muita gente que continua a caçar só por prazer e desporto, estes animais…
Este animal é um antepassado do cão, necessita de estar sempre em contacto com a sua alcateia, e por isso é que os ouvimos a uivar durante a noite. Neste animal, apesar de agressivo, existe um grande sentido de "hierarquia", e exemplificando, quando existe uma luta entre dois lobos, o lobo vencido coloca numa posição vulnerável o seu pescoço, isto é um sinal de reconhecimento da superioridade do outro lobo ou de súplica, e este não ataca.
O Lobo Ibérico habita nas florestas, na orla das montanhas, em regiões pantanosas, tanto em climas quentes como frios, em covas escavadas, e é um animal nocturno. Vive em alcateias que podem ter até vinte lobos.
A sua principal fonte de alimentação é a caça, mas em épocas de pouco alimento pode comer animais já mortos por outros animais. Cada alcateia tem um território de caça, e aqui o uivo adquire outra função, pois serve para avisar outros lobos que estão a entrar no seu território.
No final do Inverno é a época de reprodução e o período de gestação é de 60 dias, este animal permanece toda a sua vida com a mesma parceira.
Mas…está em vias de extinção devido á redução do seu habitat natural por causa do homem, por isso resta-nos a nós protege-lo e impedir que continuem a matar este animal. Vamos preservar o habitat deste adorável ser vivo, não fiquem indiferentes! Só com a ajuda de todos conseguiremos um mundo melhor!
1 comentário:
Gostamos muito deste post sobre os "Lobos Ibéricos", pois e' muito interessante, tem uma organização boa e está bem estruturado.
Continuem assim!
Enviar um comentário